A duração de uma sessão é mais ou menos 45 minutos, podendo ultrapassar para no máximo 1 hora.
Na primeira sessão, irei conhecer a sua queixa (o que está incomodando, o seu problema), extrair o máximo de informações do paciente, conhecer um pouco a sua história e o que levou ao problema, para te ajudar. Se necessário irei fazer algumas intervenções. Explicarei como será seu tratamento, o que será trabalhado, quais os métodos que será usado para buscar o melhor resultado da psicoterapia. Irei também tirar todas as dúvidas que surgir pelo paciente.
Caso você esteja indo para uma primeira sessão indicado por outro profissional (médico, advogado, escola, trabalho), leve a carta de encaminhamento. Isso irá me ajudar a saber exatamente do que se trata, para que eu possa conduzir a terapia de acordo com a demanda.
Se fizer uso de medicamentos, me avise para que eu saiba o tratamento que também está fazendo. A dica que recomendo é escrever em um papel todos os remédios que faz uso para que não esqueça.
PSICÓLOGO NÃO RECEITA MEDICAMENTO, caso durante o tratamento seja necessário, eu irei fazer uma carta de encaminhamento para o especialista necessário ao caso do paciente.
As sessões serão feitas através de diálogos, irei colher informações com o paciente, fazer algumas perguntas, tentar entender o paciente. No decorrer das sessões, será construído vínculos paciente-psicólogo no qual ele sentirá mais a vontade para falar sobre seus conflitos internos e até íntimos que precisam ser trabalhados na psicoterapia. Tudo isso, com total sigilo.
É compreensível que o paciente tenha muitas expectativas logo nas primeiras sessões, mas como todo tratamento, existe um tempo para que resultados significativos começam a aparecer. Irei fazer o possível para que esses resultados surjam o mais rápido possível.
Algumas pessoas possuem dificuldades para falar sobre suas questões e fragilidades, não se preocupe, com uso de técnicas e atividades dinâmicas isso ira acontecer com o tempo e no decorrer das sessões.
Algumas sessões podem ser um pouco mais intensas que outras, porque feridas emocionais podem ser acessadas e é absolutamente compreensível que seja difícil lidar com elas. O QUE FAREI É JUSTAMENTE AJUDAR A ACESSAR ESSAS FERIDAS E CICATRIZÁ-LAS.
O processo terapêutico nem sempre é fácil e tranquilo, afinal falar de si mesmo não é fácil não é mesmo? Na maioria das vezes você perceberá que saiu completamente da sua zona de conforto e isso é difícil. Mas lembre-se que são situações necessárias para que o seu tratamento tenha resultado. Por isso quando pensar em desistir ou faltar uma sessão, faça um esforço para pensar nos motivos que levaram você a iniciar a terapia, e não se acanhe em compartilhar isso comigo. Quando você vê o resultado do tratamento, sentira muito orgulho por não ter desistido.
Com o tratamento, o paciente começa a ter mudanças de pensamentos e hábitos que são nocivos e que prejudicam a sua vida pessoal, social e profissional. O acompanhamento psicológico não possui data exata para terminar. Ele segue por quanto tempo for necessário para o paciente superar os conflitos.
APROVEITE AO MÁXIMO A SUA PSICOTERAPIA.
